quinta-feira, março 10, 2011

Monte sua própria ROM para o I9000B. « Brasil Droid

Monte sua própria ROM para o I9000B. « Brasil Droid: "O RomKitchen é a evolução da pesquisa dos desenvolvedores Stefunel e DocRambone na busca pela plataforma ideal para os usuários do Galaxy S, porém ele só poderia ser utilizado pelos usuários do I9000. A novidade é que agora você pode montar sua própria ROM e ter seu Galaxy S nacional funcionando perfeitamente, e com a TV!

Um problema recorrente aos usuários do Galaxy S brasileiro é a incompatibilidade com as ROMs européias. Devido às diferenças de hardware entre o I9000 e o I9000B, qualquer tentativa de instalar uma ROM européia na nossa versão do Galaxy S gerará problemas que podem, na pior das hipóteses, brickar seu aparelho, ou seja: transformá-lo em um belo peso de papel.

Basicamente, o hardware do I9000B difere em 3 coisas da versão internacional:

* Diferentes instruções de hardware para o uso do tela sensível ao toque
* Diferenças mínimas no kernel para o uso do bluetooth
* Inclusão do receptor de TV Digital

Minha experiência com a instalação de ROMs européias causaram uma impossibilidade de utilização da tela, a resposta do sistema ficou muito lenta, quando havia resposta. Isso se deve às diferenças de instrução entre o kernel do sistema e o hardware do aparelho.

O kernel é o coração do sistema, responsável por interpretar todas as informações entre a plataforma android e o hardware do aparelho, ele funciona como uma interface entre o sistema que você utiliza e o aparelho em sí. Se você montar uma ROM no site, ela trará um kernel voltado para a versão internacional e não para o nosso aparelho.

A saída é utilizar uma ROM adaptada para o nosso aparelho, que tenha suporte ao receptor de TV e às diferenças de instruções. Neste post iremos utilizar o kernel Speedmod K13C adaptado pelo usuário lglossman do Grupo Android. Este post utilizará o programa Odin, acredito que os usuários do linux não terão dificuldades em utilizar o Heimdall.

O que você vai precisar?

* Qualquer ROM com um kernel Froyo (2.2 ou 2.2.1) já instalada no aparelho, pode ser inclusive a original da Samsung.
* Kernel Speedmod K13C com suporte à TV digital: http://dl.dropbox.com/u/20482392/SpeedMod-K13C-LatamB-OCUV-500hz-TV-r3.tar
* Arquivos da TV: http://dl.dropbox.com/u/20482392/MobileTV_Installer.zip
* ROM “cozinhada” no RomKitchen
* Odin v1.82: http://www.multiupload.com/U81A7L3SWT

Quais os passos?

1. Backup

Faça backup dos seus aplicativos e dados, assim poderá recuperá-los posteriormente. Um bom aplicativo para essa etapa é o Titanium Backup, não detalharei aqui como utilizá-lo pois não é escopo deste post.

2. Subir o kernel

Antes de mais nada verifique se seu aparelho entra no modo download. Para isso, desligue o aparelho e com ele desligado segure os botões “Abaixar o volume” + Home + Ligar, se ele entrar com sucesso no modo download você verá a imagem abaixo:

Caso ele não entre neste modo, não continue, você precisará alterar o sistema para que seu aparelho suporte esta possibilidade. Existem alguns tutoriais na internet que ensinam a fazer isso, dê uma pesquisada e só o faça quando se sentir totalmente seguro e consciente do que estiver fazendo.

Após entrar no modo download, ligue seu aparelho ao computador utilizando o cabo USB.

Execute o arquivo I9003_Odin3 v1.82.exe que você baixou previamente e clique no botão PDA. Escolha então o arquivo SpeedMod-K13C-LatamB-OCUV-500hz-TV-r3.tar, a tela do Odin ficara assim antes do upload:

Clique em Start e aguarde o aparelho reiniciar.

3. “Cozinhar” a sua ROM

Agora é a hora de montar a sua ROM no RomKitchen, clique aqui para ir direto ao site de geração de ROM.

Deixe essa opção pré-selecionada, ela é a recomendada pois irá apagar todos os dados de outras ROMs previamente instaladas, evitando instabilidade no uso do sistema.

Clique agora na aba CSC.

O CSC refere-se à informações específicas para o uso de banda larga e também para limitar o acesso a alguns aplicativos do market para determinadas regiões. Novamente deixe essa opção selecionada para ter acesso a todos os aplicativos do market.











Clique em Kernel.

Mantenha esta opção pré-selecionada também, posteriormente iremos substituir este pelo que baixamos, com suporte ao nosso hardware.











Clique agora em Modem.

O modem refere-se à comunicação entre seu aparelho e as antenas de telecomunicações, além das conexões WiFi, Blutooth e 3G/2G. Escolha o modem JPA, que é o utilizado na nossa região.











Vamos agora à seleção dos aplicativos, clique em Apps.

Selecione os aplicativos que você quer que sejam previamente instalados em seu sistema, vale lembrar que o teclado Swype não tem suporte à língua brasileira. Não escolha ele, depois ensinarei como instalar a última versão deste teclado.











Vamos selecionar agora os Tweaks que deseja instalar.

Aqui podemos selecionar as melhorias que queremos que sejam instaladas. As opções que utilizei são:

Non Increasing Ringtone: faz com que o toque do telefone não tenha o aumento da intensidade gradual quando alguém ligar para você.

Voodoo Sound: Permite utilizar as melhorias que o driver voodoo traz para o som do nosso Galaxy S.

WPA Supplicant AdHoc: Permite que você possa se conectar diretamente a outros computadores através de uma rede AdHoc, sem a necessidade de um roteador.





Escolha do tema.

Foram relatados problemas com os temas stock, escolha então algum tema que te agrade. Aqui não há receita pronta, você precisará pesquisar um tema que você prefira.











Animação de início.

Aqui você escolherá a animação que mais te agrade. Assim como em relação ao tema, é uma escolha pessoal. Para prever as animações vá ao canal do Stefunel no youtube.











Pacote de sons.

Escolha os sons que irão estar previamente instalados para utilizar como toque de celular, torpedos, etc.











Clique então em Generate:













Após algum tempo ele apresentará a tela acima, com o link para você baixar sua ROM, alem do código para baixar direto para o celular utilizando algum scanner de barras como o Barcode Scanner.













4. Colocá-la pra funcionar

Renomeie o arquivo baixado para update.zip e coloque-o na raiz do seu cartão de memória, ou seja, o arquivo /sdcard/update.zip será o mesmo que baixou do RomKitchen.

Desligue seu celular e coloque em modo em modo Recovery, segurando os botões “Aumentar volume” + “Home” + Ligar

Ele entrará no modo abaixo:

Selecione a opção apply sdcard:update.zip (para executar basta clicar no botão Ligar do seu celular)

Aguarde enquanto sua ROM está sendo atualizada.

Após o processo NÃO reinicie ainda o seu celular, pois o mesmo estará com o kernel do hardware internacional. Vá em advanced ClockWorkMod features e selecione o Reboot to Download.

Seu celular reiniciará no modo download, utilize novamente o Odin e coloque novamente o kernel que baixamos com suporte para o nosso aparelho.

Feito isso o celular irá reiniciar automaticamente, e demorará um pouco para realizar o primeiro boot. Aguarde e enquanto isso veja a animação previamente escolhida no RomKitchen.

5. Arquivos da TV

Após o aparelho reiniciar, você notará que o sistema é bem mais rápido. Os menus e programas abrem quase automaticamente após o clique, porém a sua TV ainda não estará funcionando.

Coloque o arquivo MobileTV_Installer.zip que baixou em seu cartão de memória, apague o arquivo /sdcard/update.zip e renomeie o MobileTV_Installer.zip para update.zip

Desligue seu celular e coloque-o novamente em modo Recovery. Selecione a opção apply sdcard:update.zip novamente.

Divirta-se!

O autor ou este blog não é responsável por qualquer consequência não desejada que ocorra com seu aparelho, faça tudo por sua conta e risco.

Todos os procedimentos aqui descritos foram testados e perfeitamente funcionais.

- Sent using Google Toolbar"

Nenhum comentário: